Delícia…..

nova-fotos.jpg

O dia hoje foi incrível!!! Acordei cedinho e vi que o sol havia dado o ar da graça, depois de uma sequência de dias úmidos e frios. Tratei mandar uma mensagem para a India, convidando para tomarmos um chimas na Redenção – nosso programa dominical. Estávamos, depois do almoço, nos organizando pra sair de casa quando o Vini liga e propõe uma “subida até Nova Petrópolis” ao que nós, de pronto, aceitamos. Não poderia ter havido melhor programa para um domingo.

Saímos de Porto, India, Paulinho, Vini e eu, aí pelas 2:30. O dia estava lindo, o sol brilhava, e a conpanhia não podia ser melhor (poderia sim, faltou nosso insubstituivel Rey). Saindo da região metropolitana de Porto Alegre a paisagem vai mudando radicalmete, tanto o relevo quanto a vegetação. A capital, como todos sabem, se localiza num terreno mais ou menos plano, Nova Petrópolis, ao contrário, está fincada na região serrana do estado. Para chegar à cidade, preferimos subir a serra pela “Rota Romântica” – um roteiro turístico muito conhecido, mas que sempre encanta e apresenta novas nuances. Quando se chega a Ivoti, já se pode perceber o tom alaranjado que toma conta das folhas das árvores, o ar já está tão agradável que parece exalar um perfume. A arquitetura toma formas e contornos de moradas germânicas que conservam o estilo enxaimel. Tudo parece muito limpo, organizado e cuidado. O povo desses pequenos municípios cultua a ordem, a higiêne e a estética de seus antepassados germânicos. Além de tudo isso, esse pequeno pedaço do estado foi presenteado com um relevo deslumbrande, repleto de vales profundos, circundados por altas cadeias de montanhas. Quando chegamos a Nova Petrópolis os raios de sol da tarde já cobriam o topo das serra e proporcionavam uma bela imagem dourada.

Entrando na cidade, decidimos ir até a casa do Vini, onde conhecemos a Dona Juliana – sua mãe – que nos mostrou, com a hospitalidade interiorana, a charmosa casa onde mora. Lá ela nos disse que estava ocorrendo na cidade o “Festival do Folclore”, um evento que reúne a cultura de vários países do mundo, na cidade. Fomos então para a praça onde o Festival estava ocorrendo, nesse mesmo local havia um labirinto natural. Claro que não perdemos a chance de achar a saída. Depois andamos pela feira de artesanato, entramos em lojas, etc…

Ao sair da praça, o Vini deu a idéia de conhecermos o hotel da tia dele. O charmoso Hotel Pousada da Neve fica logo que se sai do centro da cidade. Por fora já é lindo, mas o interior é um charme!!! A tia do Vini nos mostrou vários quartos, todos lindamente decorados, com móveis em cerejeira. Mais uma vez constatamos que a limpeza, para esse povo, é uma negócio que se leva a sério. Não havia nem sombra de pó, o carpete estava absurdamente limpo e não se sentia nem rastro de cheiro de mofo – coisa muito difícil, mesmo em hotéis “5 estrelas”. Saímos de lá com a certeza de um dia voltar e aproveitar o clima aconchegante da pousada.

Antes de conhecermos o hotel, passamos numa bela lojinha, cuja dona importa relógios cucos alemães e cristais da Baviera e exporta para a alemanha pedras semi-preciosas do Brasil. Caso não se esteja disposto a desembolsar cerca de R$ 4.000,00, não pode-se ter a ilusão de sair de lá com um belo “kuko” embaixo do braço – claro que há os que custam R$ 500,00, mas não se comparam aos mais trabalhados. Mesmo assim, vale dar uma passada na loja, pois a visão das paredes, cobertas de ricos relógios, é inesquecível.

Como não poderia deixar de ser, depois do nosso passeio pela cidade, paramos em um café colonial, onde tivemos a oportunidade de provar mais de 60 tipos de quitutes, todos fresquinhos e muito bem preparados. Na volta para Porto Alegre caia uma chuva, que ora se parecia com uma garoa, ora ficava mais intensa. A neblina era assustadora e tivemos que tomar muito cuidado na estrada, que, devido à chuva, estava escorregadia.

 O dia foi incrível, mas o mais importante é sempre a companhia de quem se gosta. As paisagens ajudam muito, mas é determinante estar com quem nos faz bem.

Já estamos preparando nossa próxima viagem!

 

Informações sobre Nova Petrópolis e sobre a Rota Romântica:

http://www.novapetropolis.rs.gov.br/home.php

http://www.rotaromantica.com.br/

~ por laurams em agosto 20, 2007.

5 Respostas to “Delícia…..”

  1. Ermã… não dava para colocar essas comidinhas numa caixa e me mandar????

  2. Bah, tu não faz idéia da comilança

  3. É de Familia? Ambas escrevem muito bem. A coincidência mais interessante é que dou aulas na Escola Técnica Bom Pastor em Nova Petrópolis (duas vezes por semana), é uma escola agrícola. E agora descobri mais uma boa leitura semanal. E de certa forma melhorar a qualidade dos meus “posts”. Ambas me colocaram na “obriga”. Um bom final de semana para todas.

  4. Obrigada Gustavo, minha irmã dá de 10×0!! Eu prefiro mesmo é falar!

    Sobre Nova: é um encanto!! De encher o estômago, os olhos, e a alma! Quem sabe um dia eu consiga ter meu cantinho por lá.

    obs: nós duas adoramos ouvir o Arthur (tocando e falando)!

  5. po gostei das fotos vc tem uma q me chama atençao :vida
    HERMANN MANAUS AM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: