O dia do gaúcho

composicao-gaucho.jpg

O gaúcho e seus costumes.

O gaúcho é diferente dos demais brasileiros. Tão diferente quanto o carioca é do amazonense, ou o mineiro do piauiense, etc. Não é melhor nem pior, tem características próprias.

Uma vez eu recebi um amigo baiano aqui em casa, um menino muito inteligente. Nós estávamos fazendo a janta e conversando sobre esse orgulho do povo gaúcho, sobre o fato de que comemoramos uma guerra. Aí ele veio com a teoria de que os gaúchos têm um complexo de extrangeirismo com relação ao resto do Brasil. Isto é, nós não nos identificamos com a cultura brasileira. Fato que nos causa uma baixa estima e, em contra partida, temos que exaltar nossas tradições, inclusive uma guerra separatista fracassada..

Eu concordo com meu amigo em muitos aspectos. Acho que somos diferentes em razão de fatores como o clima, a localização geográfica e a proximidade com os países platinos. Isso não significa que não possamos estar incluídos na cultura brasileira. Nós somos uma das faces dessa colcha de retalhos que é o Brasil. Não adianta querer ou não fazer parte do país, não temos nenhuma discricionariedade acerca desse fato.

O RS, atualmente, passa por um dos piores momentos do ponto de vista econômico, é um estado conservador e reacionário. As pessoas aqui custam a entender o fim de certos ciclos e o começo de outros. Ultimamente, temos poucos motivos para nos orgulhar da nossa terra – somos o segundo estado mais endividado do pais. Talvez por isso o 20 de setembro tenha se tornado tão importante aqui. Vivemos cultuando esse mito, pois o presente não nos permite muitas comemorações.

Anúncios

~ por laurams em setembro 20, 2007.

Uma resposta to “O dia do gaúcho”

  1. Não concordo em muitos pontos com o que foi escrito. Em primeiro lugar, um mal momento não apaga a nossa bela história, e mesmo estando em um mal momento ainda vamos melhor do que a maioria dos estados da federação, além de sermos um dos maiores exportadores do país, sem esquecer é claro, nosso I.D.H que supera em muito a média nacional, outro ponto é de termos “perdido” a guerra, leia o tratado de poncho verde e poderá ver que quem cedeu foi o império, o RS só voltou a federação, mas sem depor as armas e em troca de vários beneficios, outro ponto é o de dizer que as diferenças entre a cultura gaúcha e a do resto do brasil é como a existente entre as dos demais estados, é visivel que nossa diferença cultural é bem maior, um sertanejo mineiro, goiano, matogrossense ou paulista facilmente pode ser confundido, com um gaucho jamais, assim é como nordestinos do interior de pernambuco, paraiba ou piaui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: