Veríssimo: de que lado ele está?? Eu estou ao lado dele!

luis_fernando_verissimo.jpg 

Semana passada eu fui fazer, pela sexta vez, um meu RG novo. Taí coisinha que eu vivo perdendo, pra mim mesmo ou nos assaltos – acho que eu deveria ser dispensada da fila, pq já sou cliente preferencial da SSJ. Enquato esperava que as 30 e poucas pessoas que estavam na minha frente fossem atendidas, tive que comprar alguma coisa pra ler, pq esperar me causa o sintoma de falta de ar!!! Fui, então, na revistaria que fica  ao lado do “serviço de RGs” e comprei a Caros do mês de fevereiro, cuja capa era o “eloqüente” Luis Fernando Veríssimo (se lhe falta eloqüência na fala, sobra-lhe nas idéias e na escrita). Em verdade, Veríssimo não “falou” com os jornalistas da revista, ele pediu que  lhe fossem enviadas perguntas por e-mail, e justificou dizendo que se arrependia de ter falado na TV, no programa do Jô.
Falou-se na entrevista, como não podia deixar de ser, dos livros e personagens do autor, do seu amado Internacional, mas a parte que me chamou mais a atenção foi, por óbvio, a que abordaram a política no Brasil. O Veríssimo está cada vez mais lúcido e coerente, como se isso fosse possível, e critica duramente o governo. Mas se enganam os mais apressados quando pensam que o desencanto do escritor tem a ver com os impostos, com o cartão corporativo, mensalão, bolsa família ou com o analfabetismo do presidente Lula. O problema do governo, segundo Veríssimo, é que descepcionou setores da esquerda, pois não fez as mudanças estruturais que todos esperavam. Diz, ainda, que o PT fica devendo explicações quanto às questões éticas. Com relação a isso não há como que discordar. O grande problema que ele vê, e eu, humildemente, também, é que, o senso comum, os políticos e a classe média, que criticam o governo, são tão hipócritas e mediocres, que não dá pra se juntar a eles nas críticas, os intesses deles são outros. Nada de radicalismos nas questões de reforma agrária, distribuição de renda, educação pública e de qualidade. Radicalismo só na liberalização dos mercados, queda da taxa de juros, diminuição de impostos. Pra que pagar CPMF, classe média não usa SUS (ou acha que não usa), não estuda em escola pública (mas são maioria nas universidades públicas)?? O pobre não tem que comer mesmo, não tem que ir ao médico e não deve ousar estudar!! Senão, quem vai varrer as nossas ruas e limpar as nossas casas, e ainda morrer cedo pra não ficar sendo sustentado pelo INSS??? O sábio FHC sabia de tudo mesmo!!! Aposentado é um bando de vagabundo!!!
Nós – Veríssimo, algumas outras pessoas e eu – pensamos diferente, e acreditamos em coisas do tipo:
“O Mandela não resolveu todos os problemas da África do Sul, mas ninguém pode negar a importância simbólica de sua eleição. O Lula, guardadas todas as óbvias proporções, a mesma coisa”
” As vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data”
“Com algumas exceções, como Costa e Silva, que confundia latrocínio com laticínio, fomos sempre governados por homens letrados, muitos deles intelectuais de nome, que conseguiram construir o país mais desigual e injusto do mundo sem cometer um erro de concordância”
“Fora o DEM, acho que está todo o mundo se divertindo mais no Brasil (com o governo Lula), os banqueiros, então, nem se fala!”
“Você não precisa simpatizar com o Lula para apreciar que o ódio que ele desperta em parte do nosso patriciado é um bom sinal de que a novidade está tendo efeito e que certos pressupostos antigos sobre quem tem direito ao poder no Brasil já não valem.”
” O governo Lula decepcionou todo o mundo, a esquerda porque não é exatamente um governo de esquerda e a direita porque não é um fracasso completo.”
“Um presidente que consegue agradar, ao mesmo tempo, o povão, como mostram as pesquisas, e os banqueiros, é algum tipo de gênio da engenharia política!”
Todas essas frases foram tiradas da entrevista do Veríssimo pra Caros. Caso queiram saber um pouco mais sobre o que ele acha da literatura, do Érico Veríssimo, dos seus personagens e do Internacional, só comprar a revista, pedir emprestada ou entrar no site da Caros, cujo link está aí do lado!!!
~ por laurams em fevereiro 13, 2008.

7 Respostas to “Veríssimo: de que lado ele está?? Eu estou ao lado dele!”

  1. Pois agora ja somos 3 do mesmo lado. Minhas decepcoes com o governo estao nos mesmos motivos citados por Verissimo.

    E classe media inflamada ? Putz… isso me lembrou de uma materia que li esses dias sobre uma universidade no Sul que mudou um pouco as regras para beneficiar os mais pobres, pois como voce disse em seu post universidade publica nao se acha pobre. Boa iniciativa para compensar um pouco as nossas falhas com a sociedade. A graca nao esta na materia nao. A graca esta eh no comentario de um medilcre inflamado. E digo graca porque nao da para acreditar que alguem tenha a capacidade de comentar algo do genero. Alguem chegou antes de mim e deu uma bela resposta ! Ai ai ai meu figado 🙂

    Vou ver se acho o link da materia para voce ver.

    beijos,
    Lys

  2. Valeu Lys, a UFRGS – federal do RS – universidade onde estudo, mudou as regras do vest, agora temos cotas pra negros e estudantes de escolas públicas. Eu sempre fui a favor, por muitos motivos, sobre os quais escreverei aqui – mas preciso de tempo para isso. Na maioria dos cursos o sistema de cotas não encontrou muita resistência, mas na Medicina, odontologia, engenharia, economia, relações internacionais e direito – meu curso – houve muito preconceito e até ação de grupos neo-nazistas que, infelizmente, existem em Porto Alegre. Graças a ação dos alunos, da sociedade e de ONGs, foi feita a pressão necessária para a aprovação do sistema de cotas na UFRGS. Hoje tenho orgulho de dizer que minha universidade, pela primeira vez na sua história, tem reserva de vagas pra pobres e negros. Legal, né!!!

    Posta o link mesmo, quero muito ler, deve ser sobre a UFRGS!!!

    Bjos

  3. Achei:

    http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2008/02/09/sinopse_de_imprensa___juiz_impoe_limite_de_renda_para_cotas_no_rs_1183529.html

    Agora ja tem mais comentarios graciosos :(. Mas o primeiro, de um individuo chamado Celio supera todos ! Olhe so a emocao que o cara evoca. Chega ser bizarro. Mas por ai vai a opiniao da medilcridade. Esse infeliz foi respondido por um maravilha que pensa rapido.

    bjs e divirta-se
    Lys

  4. medilcre -> mediocre

    Isso que da viver no reino encantado… ja comecei a esquecer como se escreve 🙂 Daqui a pouco vao me chamar de analfabeta que nem chamam o Lula 🙂

    beijos

  5. Guria, mas eu sei que é assim, minha irmã morou 4 anos em Londres e agora mora na Suécia, ela fez duas faculdades de comunicação social, sempre escreveu, e escreve ate hj tri bem, mas esqueceu da grafia de muitas palavras. Pelo menos vcs tem um motivo “posh” pra justificar a grafia. Eu nem posso dizer o mesmo!! Eta língua difícil!!

  6. Eu li a matéria e os comentários, falam sobre a minha uni mesmo. O juíz ta certo, pois eu ouvi falar que teve gente bem rica colocando os filhos em escolas públicas pra entrar pelas cotas. Não adianta nada o cara estudar em escola pública e ter tomas as oportunidades que os mais pobres não tiveram. Sobre os comentários, meu deus, têm pérolas, o pior é que tem uns que pra justificar a posição contrária às cotas, vêm dizer que, no Brasil, somos todos iguais. Quanto lugar comum, quanta ingenuidade!!

  7. Pois eh… de repente a classe media decidiu lutar pela igualdade nao eh ? Que povo mais consciente ! Chega a ser ate engracado. E voce imaginou as pobres criancas da classe media carregando suas mochilas pesadas na hora do vestibular ? O cara so esqueceu de comentar que os pobres, ao invez de mochilas vazias como ele citou, carregam malas e mais malas com o peso de quem foi vitima da desigualdade durante toda uma existencia, e isso nao se resume a livros escolares piores nao.

    Chega a ser engracadinha essa mediocridade inflamada nao ?

Deixe um comentário

 
