Bette Davis’ Eyes

bette-davis1.jpg 

 

 “I was the Marlon Brando of my generation” 

Fim de semana que passou eu fui no Ocidente com os amores de minha vida: Paulo, Índia e Vini. Tinha uma festinha 80’s trash lá. Coisa que eu adoroooo! Digam o que disserem do som dos anos 80, é o melhor pra dançar, além do mais eu  nasci em 82, não poderia gostar de outra coisa mesmo…

Todas as músicas confirmadas tocaram, e de repente tocou essa música que eu sempre gostei, mas não conseguia encontrar na net, eu não tinha idéia do refrão e com as partes da letra que eu sabia não conseguia encontrar a danada!!! Aí o Vini me salvou, pq ele sabia o nome da música: “Bette Davis’ Eyes”. Eu nunca ia acertar, nunquinha!!!

Eu baixei a música e li a letra, fiquei pensando sobre os filmes que eu ja tinha visto da Bette Davis – que é uma atriz americana – lembrei de Morte no Nilo e dos Espelhos, ambos de outra velhinha q eu tb gosto mto: Mrs. Agatha Christie!!!

Bom, a Bette Davis, nascida em 05/04/1908, fez milhares de outros filmes famosos, como Perigosa e Jezebel – recebeu Oscar de melhor atriz em ambos! Ela ficou estigmatizada por fazer papéis de megeras, e na vida real a moça também não era nada fácil. Na guerra do Vietnã, arrecadou milhões de dólares para os soldados americanos, lutava pelos direitos dos artistas contra a indústria do cinema. Davis foi a primeira mulher a presidir a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Sua carreira começou a declinar nos anos 40 e, em 1962, publicou um anúncio onde pedia emprego. Foi um escândalo, mas ela conseguiu.

bette-anuncio.jpg

A essa altura da vida, Bette já tinha 3 filhos, dois adotados. Em 70 Davis seria premiada novamente. Trabalhou até o ano de sua morte, 1989, quando faleceu com 81 anos em função de um câncer de mama.

Davis costumava dizer que em sua lápide escreveriam: “She did it the hard way!”

Outra característica marcante da atriz eram seus grandes olhos azuis  – lindos, fortes e persuasivos – os olhos de Davis davam a clara noção da força que ela carregava dentro de si. Apesar de não ser considerada um exemplo de beleza, seu magnetismo era irresistível e sua personalidade acompanhava a firmeza dos traços faciais.

Seu olhar inconfundível lhe valeu a música que eu adorooooooo dançar no Ocidente – ou no Beco, etc… – Em 1981, 8 anos antes de morrer, Bette foi homenageada pela cantora Kim Carnes com o hit dos anos 80: “Bette Davis Eyes”.

O som é esse – com a Gwyneth Paltrow, no filme “Duets”, ficou legal, mas ela não tem a estrela da Bette Davis:

A letra e a tradução – tão boa qnto a melodia:

Her hair is Harlow gold, /Seu cabelo é doutrado Harlow
Her lips a sweet surprise /Seus lábios uma doce surpresa
Her hands are never cold/Suas mãos nunca estão frias
She’s got Bette Davis eyes/Ela tem os olhos da Bette Davis
She’ll turn her music on you/ Ela colocará sua música em você
You won’t have to think twice/ Você não terá que pensar duas vezes
She’s pure as New York snow/ Ela é tão pura como a neve de Nova Iorque
She got Bette Davis eyes/ Ela tem os olhos da Bette DavisAnd she’ll tease you /E ela te provocará
She’ll unease you/ e ela te desconfortará
All the better just to please you / E o melhor, só pra te agradar
She’s precocious / Ela é precoce
And she knows just what it / e ela sabe o que é preciso
Takes to make a pro blush / para fazer uma vermelhidão profissional
She got Greta Garbo’s Stand off sighs, / ela tem o jeito “tô nem aí” da Greta Garbo
she’s got Bette Davis eyes / Ela tem os olhos da Bette DavisShe’ll let you take her home / Ela te deixará levá-la para casa
It whets her appetite / e estimular o apetite dela
She’ll lay you on her throne / ela deitará em seu trono
She got Bette Davis eyes /ela tem os olhos da Bette Davis
She’ll take a tumble on you / ela aceitará uma queda por você
Roll you like you were dice / rolar com você como se fossem dados
Until you come out blue / antes de você sair da tristeza
She’s got Bette Davis eyes / Ela tem os olhos da Bette DavisShe’ll expose you /Ela irá te expôr

When she snows you/Quando ela te impressionar
Off your feet with the crumbs/ Fora de si em suas migalhas

she throws you/Ela jogará você fora

 

 

She’s ferocious/Ela é cruel
And she knows just what it/ E ela sabe o que é preciso
Takes to make a pro blush/Para fazer uma vermelhidão proffisiona
All the boys think she’s a spy / todos os garotos pensam que ele é uma espiã
She’s got Bette Davis eyes / ela tem os olhos da Bette Davis
~ por laurams em março 31, 2008.

6 Respostas to “Bette Davis’ Eyes”

  1. Laurinha, nós te amamos!
    A Bette também!

    Beijo.

  2. Paul, tu viu que tanto eu gosto dessa musica e de vcs!!!
    Bjos

  3. Convido-os pra conhecer um site sobre Agatha, em

    http://acasatorta.wordpress.com/

    Um abraço.

  4. Sim, adorei!
    Eu também postei no meu flog a múscia!

    http://www.fotolog.com/alucho

    Take a look!
    Beijos! Também entrei na onda Bette Davis esta semana.

    Nhac!

  5. O filme é muito legal também! Simplesinho mas honesto. O gordinho cantando “Copacabana, the hotest club in Havana” é impagável!

  6. Eu vou ver o filme!!
    Aliás Paulo, não íamos ver no domingo a noite??

Deixe um comentário

 
