Circo dos horrores!!!

Eu tô apavorada com essa história da menina – Isabella Nardoni – que caiu do sexto andar de um prédio em São Paulo. E, por incrível que pareça, o que me assusta não é o crime em si, mas a maneira como a mídia vem explorando esse caso. E a reação bizarra da população com relação à morte da menina. Como se sabe, ontem, o pai e a madrasta de Isabella passaram da condição de “averiguados”, para a de “indiciados”, isto é, são oficialmente suspeitos pela morte da criança. Como se não bastasse essa possíblidade ser horrível, parece que a população e setores da mídia torcem para que a crime tenha ocorrido dessa maneira.

A transmissão das últimas notícias desse caso virou um “show dos horrores” na imprensa nativa. As emissoras concorrem entre si pra ver quem dá o furo de reportagem primeiro. Os reporteres correm de delegacia para delegacia, de foro para foro em São Paulo, na esperança de serem os primeiros a filmar os suspeitos – diga-se de passagem, já condenados por setores mídia e por uma parte da população.

Ontem eu fiquei estarrecida quando cheguei em casa e liguei a TV. Uma aglomeração de pessoas gritava na frente do 77º DP, onde o pai de Isabella se entregou, palavras de escárnio contra o homem. No meio dessas pessoas, podia-se ver muitas crianças que não tinham noção do que estavam fazendo ali. Imaginem, pais que saem de casa com seus filhos para praticar um “linchamento verbal” contra pessoas que nem se quer foram julgadas ainda.

Eu fico pensando no caso desse cidadão ser inocente, além de estar sofrendo barbaramente com a morte da filha, ainda está sendo acusado pela opinião pública – com ajuda de alguns jornalistas irresponsáveis – de ter atirado a menina pela janela. Mesmo que ele tenha cometido esse crime horrendo, cabe á justiça investigar e julgar, só depois disso poderemos atribuir ao rapaz qualquer responsabilidade.

Tenho a impressão de que voltamos à Idade Média, onde as pessoas eram enforcadas em praça pública, diante dos olhos de uma massa sedenta de “sangue” alheio. Eu que achava que tínhamos evoluído!

Anúncios

~ por laurams em abril 5, 2008.

4 Respostas to “Circo dos horrores!!!”

  1. bom saber q tem gente antenada, concordo: isso parece aquela teoria do Le Bon, da psicologia das massas, segundo a qual o homem revela seus instintos mais cruéis quando se agrupa. E o sensacionalismo da mídia além de não ajudar, atrapalha, sem falar que tornou o caso banal. século XXI, fazer o q?

  2. Otávio,

    acho que o dá pra fazermos é falar, escrever e nos posicionarmos contra esse comportamento irracional.
    Volto a registrar, mesmo que o pai e a madrasta sejam culpados, não cabe a nós, no século XXI, pressupormos que podemos fazer justiça com as próprias mãos. Sobre a manipulação da mídia, ela é criminosa, transformou essa tragédia em uma novela policial, pra garantir ibope e vender mais jornal. Isso sim é hediondo!

    Obrigada pela visita,

    volta sempre.

  3. olha so acho tudo isso uma poca vergonha ,pai acobertar um crime. e ser tão sangue frio a ponto de jogar a proria filha da janela de um predio , e depois agir naturalmente alegando inoscencia diante de um fato que tem mais provas do qeu tudo , e o pior toda familia e parentes apoiando eles nossa e realmente inojavel a atitude dessas pessoas sabia que a justiça seja feita e qeu ele s passem muito tempo atras da grade.

  4. Flavia, tens todo o direito de achar esse crime e suas circunstâncias “uma pouca vergonha”, mas nada explica o que a população e uma parte da mídia estão fazendo, isto é, explorando a situação para aparecer e vender jornal. Essas atitudes tabém são vergonhosas e criminosas. E se realmente foram eles os assassinos, o que vai acontecer é que vão ser responsabilizados pelo crime sim, mas isso é um problema a ser resolvido pelos jurados e pelo juiz, não por atitudes pouco civilizadas da população.

    Obrigada pela visita e volte sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: