Mamma miaa!!!

Sempre ouvi dizer que do trânsito e da política italiana não se pode esperar nada. Tudo é imprevisível, tudo é incoerente.

Pois não é que os italianos colocaram novamente na cadeira de 1º Ministro o magnata das telecomunicações, Silvio Berlusconi. Foi uma vitória muito apertada e como o sistema eleitoral italiano é um dos mais complicados do mundo (herança do facismo) ocorrem situações bem inusitadas, como em 2006, quando Romano Prodi venceu no Senado, por duas cadeiras e levou o cargo, enquanto Belusconi ganhou mais votos em nível nacional. 

Dessa vez Berlusconi não bobeu, como diz meu tio “Riqueto”: fez o furbo! No Senado o resultado foi 47,3% para a aliança de centro-direita e 38% para a esquerda. Na Câmara foram 46,3% contra 37,8%. Há quem diga que as eleições desse ano na Itália foram decididas pelas abstenções e pelo crime organizado, o que, nem de longe é novidade nem para o reino mineral.

As primeiras medidas do Berlusconi serão a privatização da All’italia, a limpeza de Nápoles e uma operação  “pente fino” nos imigrantes. Vamos combinar, uma agenda, basicamente,  neoliberal, nada surpreendente.

O Partido Comunista Italiano, um dos expoentes anti-facistas nos anos 30 e 40, mundialmente reconhecido,  não elegeu, sequer, um deputado – coisa que me entristece muito.

Mas os italianos são esquizofrênicos mesmo, nada que venha do país  onde a pizza foi consagrada, é demasiado dramático.

Obs: parece que as primeiras congratulações ao primeiro ministro magnata da mídia, vieram de G. W. Bush e de Sarkozy. “Nada de novo no front!”

Anúncios

~ por laurams em abril 16, 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: